POR DRA. CAROLINA CAPURUÇO

Graduada pela UFMG. Mestre e Doutoranda pelo Centro de Pós-Graduação da UFMG. Titulada pelas Sociedades Brasileiras de Pediatria e de Cardiologia. Pediatra e Cardiologista pediátrica e fetal pelo Hospital das clínicas – UFMG, Biocor Instituto e Clínica Dopsom. Coordenadora da UTI neonatal Unineo-Neocenter.

O acompanhamento regular do crescimento e desenvolvimento deve ser anual, avaliando o aparecimento dos caracteres sexuais secundários e perfil metabólico gonadal no início da puberdade. A avaliação ginecológica anual para adolescentes do sexo feminino é necessária.
É necessário orientar quanto ao desenvolvimento da sexualidade, prevenção de gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Além de focar sempre no desenvolvimento do autocuidado para prevenção de abusos físicos e sexuais.
A manutenção de práticas físicas saudáveis, de higiene e alimentares são de extrema importância. Assim como a socialização, escolaridade, orientação vocacional e desenvolvimento da autonomia do paciente através do apoio psicopedagógico.
Alguns distúrbios emocionais e/ou comportamentais podem ser observados como o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e a depressão. Ambos devem ser tratados por psiquiatras.
A equipe multiprofissional é constituída de fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista e pedagogo, além do acompanhamento médico e odontológico.
O foco ao fim da adolescência é tornar a pessoa com síndrome de Down (T21) proativa, preparando-a para o mercado de trabalho e para a vida adulta.

• Apneia do Sono – Mantém índice elevado e deve ser sempre avaliada.
• Cuidados Adicionais com a Pele – semelhante à faixa etária anterior.
• Avaliação Cardíaca e Neurológica se necessárias.
• Avaliação Otorrinolaringológica anual e Oftalmológica bianual
• Avaliação do Perfil Metabólico e Hemograma anuais
• Avaliação Ortopédica – para pacientes que praticam atividades físicas
• Avaliação Odontológica anual

Quadros de Resumo de Cuidados Gerais

 

PRINCIPAIS EXAMES A SEREM REALIZADOS DE ROTINA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN (T21)

* Cariótipo deve ser solicitado ao longo do primeiro ano de vida.

 

PRINCIPAIS ACOMPANHAMENTOS CLÍNICOS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN (T21)

* Psicologia, pedagogia, enfermagem e nutrição são importantes em todas as etapas

 

PRINCIPAIS ESTÍMULOS E ORIENTAÇÕES EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN (T21)

Guia T21

Esse texto faz parte do nosso Guia sobre T21 que você pode baixar completo gratuitamente na versão digital.

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