nutrientes

Indivíduos com Síndrome de Down frequentemente apresentam hipotonia muscular, problemas cardíacos congênitos, hipotireoidismo, queda da imunidade e maior estresse oxidativo com grande produção de radicais livres.

Revisão publicada recentemente mostrou que pessoas com Síndrome de Down também apresentam frequentemente deficiência de minerais como cálcio, zinco e selênio (Saghazadeh et al., 2017). Estes micronutrientes são essenciais para o bom funcionamento da musculatura esquelética e cardíaca, para a produção de hormônios tireoidianos e de enzimas antioxidantes.

Desta forma, a avaliação dietética e bioquímica de pessoas com síndrome de Down deve ser periódica para que a correção metabólica com alimentos e suplementos apropriados seja feita de forma adequada. O ideal é que a alimentação de toda a família seja acompanhada por um nutricionista. Assim, todos beneficiam-se. A Organização Mundial de Saúde recomenda ainda o consumo de cerca de 400g de frutas e verduras diariamente para a boa saúde geral.

Aprenda mais no curso Online Nutrição na Síndrome de Down. Desconto de 80% com o cupom aTiva21.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *