Pessoas com síndrome de Down apresentam características faciais diferenciadas como olhos puxados, cabeça achatada na parte de trás, nariz pequeno e achatado, orelhas pequenas e localizadas na linha abaixo dos olhos, céu da boca encurvado e com menor número de dentes.

Indivíduos com síndrome de Down também apresentam maior assimetria quando comparados aos seus irmãos típicos (Starbuck et al., 2014). Estudo recente publicado por Rafael de la Torre e colaboradores (2018) mostrou que a suplementação de epigalocatequina-3-galato, flavanol presente no chá verde pode reduzir as dismorfias na SD. O estudo, conduzido em camundongo mostrou que o uso do EGCG antes e após a gestação melhora o desenvolvimento facial. Contudo, altas doses de EGCG não foram benéficas. Em humanos, a suplementação de EGCG desde o início da vida reduziu a dismorfia facial de pessoas com SD. Mais pesquisas são necessárias nesta área.

Saiba mais sobre suplementação no Guia de Abordagem Transdisciplinar na Síndrome de Down (T21).

Baixe gratuitamente clicando aqui.

Aprenda mais no curso Online Nutrição na Síndrome de Down. Desconto de 80% com o cupom aTiva21.

2 respostas a “Suplementação de EGCG reduz dismorfia facial em pessoas com síndrome de Down”

  • Opa boa noite

    A partir de qual idade podemos iniciar o tratamento EGCG para crianças com síndrome de down? Minha filha é recen nascida. Gostaria de estimular minha filha desde cedo.

    Obrigado desde já

    Hebert Santos

    • Ola Hebert, muito obrigado pelo comentário e por nos enviar sua dúvida.
      Por se tratar de um assunto de certa complexidade, pedimos pra um profissional falar sobre e em breve estaremos trazendo o tema em um novo artigo aqui no portal e assim esperamos tirar sua dúvida da melhor maneira possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *