A síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21) é acompanhada de alterações complexas no desenvolvimento contribuindo para dificuldades cognitivas, hipotonia muscular, defeitos cardíacos, maior susceptibilidade à doença de Alzheimer, diabetes tipo 2, obesidade e distúrbios imunológicos.

Estudos recentes destacam o relacionamento entre o mau funcionamento das mitocôndrias, contribuindo para maior estresse oxidativo, envelhecimento precoce e risco aumentado para doença de Alzheimer. A suplementação oral de coenzima Q10 parece reduzir o estado oxidativo e a oxidação do DNA.

A Coenzima Q10 ou Ubiquinona é produzida naturalmente pelo nosso corpo e também pode ser obtida por meio de alimentos como frango, cavala, sardinha, nozes, soja, pistache, brócolis, espinafre, gergelim e feijão azuki. Em nosso corpo, os órgãos que apresentam maior concentração de coenzima Q10 são o coração, rins, cérebro e fígado, justamente por serem órgãos altamente dependentes de energia.

Dentro das células, especificamente nas mitocôndrias (nossas usinas de energia), a coenzima Q10 atua como um componente essencial da cadeia respiratória e desempenha um importante papel na produção de ATP, principal fonte de energia celular.

Após os 30/40 anos de idade há redução da produção da coenzima Q10. Além disso, outros fatores como a genética e o uso de estatinas (medicamento para redução do colesterol) podem ocasionar deficiência de coenzima Q10. Dentre os sintomas envolvidos com a deficiência de coenzima Q10, pode-se citar déficit intelectual, fraqueza muscular, convulsões, oftalmoplegia (paralisia dos músculos dos olhos) e envelhecimento precoce.

Vale ressaltar que a coenzima Q10 obtida por meio dos alimentos não costuma ser suficiente para suprir as necessidades do organismo, uma vez que apenas 10% é absorvida. Por isso, muitas vezes suplementos são recomendados. A Coenzima Q10 é geralmente suplementada em cápsulas e a dosagem deve ser definida por nutricionista. Aprenda mais no curso Online Nutrição na Síndrome de Down. Desconto de 80% com o cupom aTiva21.