paparazzi.jpgO envelhecimento prematuro é uma das características de adultos com Síndrome de Down (SD). Sabemos que, além da genética, o envelhecimento celular acelerado está associado ao mau funcionamento intestinal. A microbiota (conjunto de microorganismos) intestinal de pessoas com SD parece ser diferente da de pessoas típicas, por exemplo com maiores quantidades de bactérias Parasporobacterium e Sutterella (Biagi et al., 2014). Em particular, a abundância deste último microorganismo parece associar-se a mais modificações comportamentais, incluindo irritabilidade, agitação, letargia, estereotipias, dificuldades na fala.

Esse resultado ainda precisa ser mais explorado mas considera-se importante a suplementação de probióticos em forma de rodízio para melhorar a diversidade bacteriana destes indivíduos, comportamento e também imunidade. Além da suplementação a dieta precisa ser saudável, rica em fibras, vitaminas, minerais e água para garantia da sobrevivência das bactérias boas no intestino e para a melhoria da imunidade geral do corpo.

Frutas e verduras são ricas em fitoquímicos, nutrientes protetores que reduzem a velocidade do envelhecimento por combaterem o estresse oxidativo.

Aprenda mais no curso Online Nutrição na Síndrome de Down. Desconto de 80% com o cupom aTiva21.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *