O intestino possui mais de 200 milhões de neurônios. Não é a toa que é conhecido como o segundo cérebro. Seu adequado funcionamento promove saúde física e mental. Isto porque um instestino saudável é menos inflamado. Já um intestino cheio de bactérias ruins é mais inflamado e, quando o intestino inflama, todo o resto do corpo inflama junto.

Por exemplo, quando o intestino está saudável sinaliza à glândula tireóide que está tudo bem. Já quando o intestino está inflamado são produzidas substâncias que reduzem a produção de hormônios da tireóde. Alterações na microbiota intestinal desequilibram a produção de substâncias do sistema imune e a autoimunidade é a principal causa de doença como a tireoidite de Hashimoto.

Por sua vez, a menor produção de hormônios da tireóide atrapalha ainda mais o funcionamento intestinal, que fica mais lento e mais susceptível à colonização por bactérias ruins. Assim, para prevenir problemas na tireóde devemos cuidar do intestino. E para reduzir as chances de problemas intestinais devemos cuidar da tireóide.

Aprenda mais no curso Online Nutrição na Síndrome de Down. Desconto de 80% com o cupom aTiva21.